É a Hora! Valete, Frates.
Sempre sonhei ser reconhecido tal como quem escreveu a frase acima, e tal como ele, creio não ter feito ainda nada para isso. Quando falo em ser reconhecido, não é a escrever (raios, nem pensar), não é ser crítico de cinema, ou cineasta, ou mesmo um empresário de sucesso. Quero sê-lo, apenas para o ser. Ridículo… eu sei… mas tal como a maioria e apesar de não ter já 20 anos, ainda tenho bastante a beber do mundo, não me decidi ainda, pelo que quero ser. Ainda não.
Mas então, porquê escrever e porquê agora? Apercebi-me com saída de Francisco Mendes da Blogoesfera, que o meu blog sobre cinema não era bem um blog sobre cinema. Não nutro o conhecimento desse nem de outros dos seus pares, que com mestria, escrevem mágicas linhas, sobre filmes que não vejo e outros que não tenho qualquer interesse, como alguns clássicos, ou os vulgos “filmes de autor”. É certo que para tudo há um espaço e tempo de aprendizagem, mas a verdade é que por norma estou cingido ao cinema “mainstream” o vulgo “blockbuster”, por escolha e vontade própria. É um facto que para mim o cinema é um mundo de ilusões, também é verdade que hoje em dia, cada vez mais tenho o cérebro dormente e que praticamente me obrigo a não pensar. Isso reflecte-se nas minhas escolhas. Entre ver “The Inner Life of Martin Frost” ou “30 Days Of Night” eu escolho decididamente e sem qualquer dúvida o segundo. E porquê? Porque é como neste momento sinto o cinema. Um tempo em que me desligo do mundo, em que não tenho problemas (como toda a gente) em que não tenho absolutamente de pensar.
Então e é hora de quê? É hora de por os pontos nos I’s. Este é um blog sobre cinema, sobre o meu cinema, os meus gostos e nada mais. Não pretendo ser um expert em nada, espero apenas que as pessoas que visitam este “lugar”, se divirtam! Quero que leiam e não fiquem indiferentes, pelo menos com um meio sorriso e não ler o que um “wannabe” de autoridade da blogoesfera cinematográfica, pretende escrever. Esse não é de todo o meu caminho, nem pretendo que o seja. Quero apenas ser um blog opinativo, sobre cinema que gosto, sobre temas do cinema que gosto. Essa autoridade deixo àqueles que sabem mais que eu no mundo do cinema. Gente que vive o cinema de uma maneira diferente da minha, que ama o cinema, não como eu, mas mais que eu e esses estão todos ali nos links.
Obrigado a todos