05 de Julho de 2010

Como o assunto do dia é a transferência de João Moutinho para o Porto, creio que é chegada a hora de transmitir a minha opinião pela selecção de todos nós e a sua prestação no mundial que ainda decorre.

 

Como já tive oportunidade de dizer, Queirós encontrou uma selecção que tinha a necessidade de se reconstruir e de encontrar novas soluções para uma selecção que se encontrava envelhecida. Mas da ultima selecção de Scolari, sejamos sinceros… só Figo e Pauleta deixaram mesmo de jogar. O resto ainda está em actividade, sendo que dos mais recentes só Petit, declarou de início que não queria jogar pela selecção e Maniche veio afirma-lo durante o apuramento. Queiroz poderia e deveria ter-se apoiado mais na equipa de Scolari, para conseguir uma qualificação confortável para o Mundial.

 

No entanto como todos sabemos, num grupo que continha Dinamarca, Suécia, Albânia, Hungária e Malta, só nos conseguimos apurar nos Play-Off contra a Bósnia-Hergovina. Os navegadores partiram para o mundial, esperando que Cristiano Ronaldo fosse o seu Bartolomeu Dias para passar o cabo das Tormentas, mas mal sabiam eles que a Adamastor já se encontrava no meio deles sob o nome de Carlos Queirós. Mas em verdade, a culpa nem é de Queirós. Não creio que haja vivalma neste país que não tivesse (já há muitos anos) plena noção de que ele é um mau treinador, um mau seleccionador. O apuramento do mundial dos USA em 94 foi um fiasco. Tínhamos as velhas glórias (Futre, Rui Barros, etc) no activo e a nova fornada de ouro (João Pinto, Fernando Couto, Figo, Rui Costa, etc) no activo e conseguimos ficar atrás da Suiça. Todo o resto que se seguiu para Queirós, resultou em fiasco, nomeadamente Sporting e Real Madrid. Portanto, não seria de esperar que agora é conseguisse atingir algo.

 

À parte das polémicas marcadas com a escolha de grupos, onde se integraram jogadores que vinham de longas lesões (caso de Pepe), Queirós escolheu uma base extremamente defensiva, sem nunca ter uma ideia de jogo definida:

 

  • Para guarda-redes escolheu Eduardo, Beto e Daniel Fernandes, deixando de fora Rui Patrício que fez todo o apuramento sem nenhuma internacionalização e Quim que após a derrota do amigável com o Brasil, não mais foi convocado.
  • Na defesa, chama 9 (?!?) jogadores, sendo que não podia contar com Bosingwa. Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Ricardo Costa, Miguel, Paulo Ferreira, Duda e Fábio Coentrão, foram os nomes escolhidos. Mesmo afirmando Queirós, que Pepe havia sido convocado para a posição de Médio defensivo, não deixa de ser estranho a quantidade absurda de defesas que leva para o Mundial, pese embora que tanto Duda como Fábio Coentrão também poderiam fazer outras posições.
  • Para o meio campo escolhe como médios defensivos Pedro Mendes e Miguel Veloso (porquê a chamada de Pepe?), para médios Centro/ofensivos Raul Meireles, Tiago e Deco, para as alas Simão, Ronaldo, Nani e Danny. Como sabemos Nani veio a ser substituído por Ruben Amorim, um médio ala ofensivo, por um médio polivalente, mas mais vocacionado defensivamente e Danny que é suposto ser um médio ofensivo, jogou nas alas, claramente desposicionado e sem nunca brilhar.
  • Para o Ataque chama apenas 2 jogadores: Liedson e Hugo Almeida. Deixou nomes de fora como Nuno Gomes, Makukula ou mesmo Hélder Postiga.

 

O modelo por esta escolha embora extremamente defensiva, passaria sempre por adoptar a base deixada por Scolari, que já é usada há muitos anos por Portugal num 4-1-2-2-1, mas Portugal, ou melhor Queirós teve uma equipa diferente todos os jogos. Aliás, todas as selecções tem sempre uma estrutura táctica base e os jogadores encaixam-se aí. É assim com todas as selecções e Portugal, até Queirós, não era excepção.

 

O grupo, já mal estruturado por si, parece que teve muitos problemas de balneário que o seleccionador não soube gerir. Soube que Nani saiu da selecção que entrou em confronto físico com Simão Sabrosa, e que este ultimo também se envolveu em vários bate-bocas com Ronaldo. Depois houve a situação de Deco e claro, já depois da derrota, as palavras de Liedson, Hugo Almeida e do próprio Cristiano Ronal contra Queirós.

 

No entanto, tivemos no mundial e como este país funciona, nós tivemos uma vitória moral. Perdemos contra a Espanha, campeã do mundo e por isso está tudo bem ainda se não tenhamos jogado nada nos 4 jogos que fizemos. Portanto se Queirós diz, que empatar contra o nº 1 e perder para nº2 do mundo quer dizer que se tem que ir embora, eu digo sim, têm:

 

  • Contra a Costa do Marfim entrámos a medo no jogo: o pequeno Liedson, não conseguia fazer frente à defesa contrária, devido à enormidade física dos adversários; Deco teve um jogo muito mau e nunca conseguiu impor-se em campo, nas 3 ou 4 posições que jogou e claro Ronaldo, que tinha de recuar imenso para que lhe passassem a bola, ao contrário dos clubes que jogam com e para ele.
  • Com a Coreia, o país e Queirós iludiram-se. Realmente 7-0 é um resultado glorioso, mas parece-me que toda a gente se esqueceu que embora tenhamos marcado na primeira parte, a verdade é que a bola teve sempre na primeira parte com os Coreanos e tivemos realmente sorte, em não terem conseguido marcar nenhum golo.
  • O Brasil estava apurado. Jogou com alguns dos habituais titulares, mas a maioria eram jogadores sem grande experiência internacional. É um facto que não perdemos, mas este Brasil, deste Dunga? Tinha sido trigo limpo, para qualquer equipe do Scolari. Foi um jogo triste, onde não se percebeu como jogava Portugal sem pontas de lança. Eu até compreendo esta opção, se realmente tivesses bons alas e não o Duda e o Danny.
  • Espanha… mas como este jogo podia ter sido ganho… É um facto que Castela foi superior, mas Queirós nem tinha feito grandes asneiras na escolha da equipe principal. Voltou a meter Hugo Almeida (que jogou muito) na frente de ataque e a falha foi mesmo Pepe a titular (aos 30 minutos não se aguentava das pernas) e Ricardo Costa a defesa direito (com dois defesas direitos no banco). Portugal conseguiu fazer frente a Castela até, Queirós tirar Hugo Almeida por… Danny. Portugal perdeu a referência de ataque, que mais que jogar com bola, prendia o primeiro ataque Espanhol, com os centrais do Barcelona. 10 minutos depois foi o golo de Espanha e Portugal nunca mais se viu. Queirós ainda tira Pepe numa tentativa desesperada de ganhar o jogo e põe… Pedro Mendes (?!?!?!).

 

Ora, perguntava Queirós se perder com o nº2 era motivo de se despedir. Depois disto eu acho que sim. Depois de um apuramento (grupo mais fácil de todos) em que Portugal, por pouco não ia ao mundial e depois destas prestações, é claro que ele não tem capacidade para o trabalho. Que ele não se queira despedir por motivos financeiros, eu compreendo. Poderia colocar o lugar à disposição, honrando assim o país que representa. Mas dizer de todo que não se despede, pois a prestação é boa? Não acho que é de alguém com todos os neurónios no lugar certo.

 

Se Queirós esperava que Cristiano Ronaldo fosse o Bartolomeu Dias, ou até o Vasco da Gama, a verdade é que no meio de tanta confusão Ronaldo e os outros marinheiros nunca conseguiram dobrar o cabo livrarem-se do Adamastor que é Carlos Queirós…

publicado por Ricardo Fernandes às 15:00 link do post

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
blogs SAPO