20 de Maio de 2010

Estou completamente dividido entre apoiar ou não esta selecção. Por um lado, sinto que numa escolha ou noutra vou estar a trair uma parte do que me faz ser… eu.

 

Sou Português, sinto o meu país como poucos e nem falo nisto em termos futebolísticos. Amo verdadeiramente Portugal e sinto-me constantemente traído, pelas pessoas, pelas massas, pelos governantes que gerem este país. É certo que nunca fomos um povo conhecido por ter decisões que metessem este país a andar para a frente, mas também temos grandes momentos na história, de grandes mentes que tomaram conta do destino da nação e o tornaram glorioso! Soubemos soltar-nos de um estado cristão e de um condado fazer uma nação. Mantivemo-nos Portugueses, resistimos às invasões Espanholas, Francesas e até regências Britânicas. Descobrimos meio mundo, sobrevivemos a uma longa ditadura e tudo isto para desaguar em…. Sócrates. No entanto, continuo a orgulhar-me por sentir Portugal. Devia ser claro, não havendo hoje batalhas, nem invasões, que fizesse como toda a gente faz e apoiasse a minha selecção. Afinal sou Português não posso trair isso.

 

Mas por onde começar? Não gosto de Carlos Queiroz, não como pessoa, mas como treinador, não gosto da selecção que escolheu. Queiroz apanhou uma selecção que necessitava de ser renovada. Os gloriosos dias de Figos (Pesetero!), Rui Costa e companhia ficaram para trás e temos obrigatoriamente de meter caras novas na equipe. Queiroz fez mais que isso na altura da qualificação, testou e fartou-se de testar jogadores em jogos importantes, assumiu que não convocaria Ricardo (a coqueluche de Scolari) e tentou montar uma equipe de raiz, sem Petit, Costinha, Maniche, Figos, Rui Costas e Pauletas, mantendo a estrutura táctica de Scolari (que é na verdade a do Porto de Mourinho). Ora aqui foi o erro nº1, que por exemplo nesta época desportiva, Jesualdo Ferreira percebeu tarde demais, por outras palavras Jesualdo, saiu da tradicional tática do Porto, para uma nova mais similar a um 4-4-2 ao invés do 4-1-2-2-1 que sempre usou e usa a selecção. Se ele queria renovar teria necessariamente de estruturar a selecção de outra maneira. Esta estrutura resultava para aqueles jogadores, mas não resulta para estes novos. Depois há claro as questões dos Brasileiros. Se são bons? Claramente Deco foi um dos motores das belas campanhas em 2004, 2006 e 2008; Pepe é um central fenomenal, um poço de força e de rapidez e Liedson, por muito que me doa, é melhor que qualquer um dos pontas de lança de naturalidade portuguesa. Mas lá está… não são Portugueses. A selecção não é um clube! É suposto ser a selecção das melhores individualidades futebolísticas desse país e darem, unidos o seu melhor. Não duvido do profissionalismo destes jogadores com a Camisola das quinas, mas não é suposto serem profissionais. É suposto amarem a selecção e arrepiarem-se quando ouvem o nosso hino, é suposto ser a maior honra das suas vidas envergarem a nossa camisola e não pelo facto do país deles não os querer, serem profissionais com a nossa.

 

Queiroz que até é “considerado” por muitos o mentor das gerações de ouro das nossas selecções, devia ser o primeiro a travar este caminho fácil. Devia ter definido que isto é uma época de reestruturação e retirado a pressão dos jogadores e apostar em Portugueses para a selecção. Bolas!!! Até a música é estrangeira! Não podia ter falado com os Xutos, os Diolinda, porra até os inúteis dos Delfins e fazer uma música nacional para a selecção?

 

Certamente chegará o dia em que joga a selecção e eu irei ver… mas vou vibrar? Vou seguir todos os passos atentamente como já o fiz? No apuramento não o fiz e agora não o vou fazer também.

publicado por Ricardo Fernandes às 12:35 link do post
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
16
17
19
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
blogs SAPO