01 de Agosto de 2008

Numa sociedade cada vez mais oca de valores culturais, é com imensa pena que vejo fechar mais um blog de cinema. Fechou recentemente o Cataclismo Cerebral e embora não fosse um fã avido da sua escrita, custa-me ver um blog com tal audiência bater com a porta. Não entendam que por escrita refiro o estilo ou forma com que brinca com as palavras, refiro sim a sua opinião. Respeitosamente sempre li a opinião de blogs sobre determinados filmes e embora tremesse (como tremi na sua de The Dark Knight) com as suas críticas, sempre foi um blog bastante importante nesta pequena esfera do cinema.

 

Ele vai, mas ficam outros e são esses outros que hoje iremos louvar com o meu top 5 de: Melhores Blogs de Cinema e afins.

 

5- Cinema Notebook

 

Sempre gostei do blog do Knoxville. É talvez uma das pessoas mais conceituadas da blogosfera nacional. Estilo de escrita ímpar e escolha acertadissima para fazer parte da revista Take. O Miguel trouxe uma lufada de ar fresco para este panorama nacional e é uma das primeiras escolhas no que toca a ser um exemplo a seguir. Alías, devo ao blog dele imensas séries de TV que passei a seguir e imensas curiosidades que fui descobrindo ao longo deste ultimo ano. A sua classificação tão baixa deve-se apenas a dois factores: 1) acho que perdeu um pouco da magia do cinema, sendo tal como na Take muito profissional no “tom de escrita”. 2) tem sido muito repetitivo nos temas que tem escolhido, talvez culpa do trabalho. Seria optimo que fosse rebuscar algumas das suas rúbricas exito. Também faz falta o trabalho de divulgação que teve nos novos blogs de cinema que surgiam e ele nos dava a conhecer como Blog da semana. Um bem haja caro Miguel.

 

4- Alternative Prison

 

O Blog do Loot não é propriamente de cinema. É mais um misto entre BD e cinema, com uma pitada de música. Versa no entanto sobre mundos pelos quais tenho um imenso amor e é por isso paragem obrigatória. Há rubricas que não pratica há muito tempo, mas são absolutamente deliciosas. Ainda há pouco tempo teve um Top 10 maiores inimigos do Batman, que foi divertidissimo. Obrigatório!

 

3- Moving Pictures

 

O Amigo Mauro passou por uma data de fases interessantes e experimentais, inclusivé escrevendo os posts em português e em inglês. Tentou dar uma dimensão à blogoesfera nacional que nenhum de nós teve o intuito de dar. Não é por isto que gosto do blog dele. Têm gostos no cinema muito similares aos meus, o que faz com que leia a maior parte das novidades através dele. Se quero ver posters ele tem. Se quero saber o que estreia na semana que vem, ele tem. Se quero ver um trailer, está lá e se quero ler uma critica diferente a dele é. É certo que ainda tem muito a crescer para ser um dos melhores, mas está lá perto.

 

2- Royal With Cheese

 

Demorei a encontrar este blog, mas quando o encontrei nunca mais parei de ler. Dermot, só escreve críticas a filmes embora volta e meia faça um top sobre determinado tema. Tem um estilo de escrita muito irreverente, mas muito bem escrito. Tem classe, mas não se importa de dizer uma ou outra asneira volta e meia. No entanto, o que maisme  cativa é forma como resolve classificar os filmes: MacDonalds. Isso mesmo. Ele classifica os filmes de 1 a 10, mas com nomes de Hamburguers dessa nefasta casa de engordar a malta. Outra facto que alicia é que o homem vê tudo. Sejam filmes de época, a aventuras marginais, ele vê e classifica tudo. Uma verdadeira enciclopédia de reviews.

 

1- Cineblog

 

O JB trouxe um panorama diferente para a blogosfera nacional. Foi o primeiro blog que vi sobre cinema e sempre, mas sempre foi visita obrigatória. Como já o disse aqui muitas vezes, o facto de escrever sobre cinema nos dias que correm, deve-se exclusivamente a ele. Foi ele também o primeiro blog português a ser mencionado no Joblo. É um feito só comparável à actuação de Heath Ledger (ok tou a exagerar, o teu blog nada vale perto da magnifiencia desse senhor finado, mas é um orgulho ser mencionado na mesma frase). Enfim o JB, acabou por ir definindo o que todos fazemos hoje. Se as suas ideias são originais ou não, interessa pouco. O que realmente vale é que foi ele que as usou primeiro na blogosfera: top’s, post dos posters por exemplo. Houve alguns momentos menos bons na vida do Cineblog, mas a verdade é que o Sr. JB provou ser de uma elegancia extrema, ao admitir esse periodo menos bom e voltar a sonhar com o Cinema. Voto para que ganhe o prémio do Super Bock Awards (eu tb participo)!

 

São só 5 e foi muito dificil escolher. Ficaram excelentes blogs de fora onde só vou citar um, que é o caso do Brain Mixer que só não aparece na lista, porque raramente actualiza a sua tasca. A todos os outros que vejo diáriamente e que não estão aqui referidos: um bem haja e não desistam de escrever sobre o mundo mágico do cinema.

 

*Nota: Depois ponho links nos blogs e uma imagem decente!

publicado por Ricardo Fernandes às 15:55 link do post
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO