28 de Fevereiro de 2008

Todas as séries têm um fim. Várias são as opções a explorar, desde uma história com cabeça, tronco e membros, ou mesmo divagando até um final abrupto, incompleto. Algumas acabam naturalmente, com um final satisfatório, sabendo no inicio da temporada que essa iria ser a ultima, é preparado um final com destreza e mestria. Outras, são canceladas a meio da temporada, sendo que se houver restantes episódios, esses serão sem vitalidade e sem fulgor, um pouco embrulhados, para que se tente fechar todas as pontas em aberto. Há ainda os que são cancelados e ficamos de mãos a abanar, sem saber mais nada e outros que acabam por ter os finais em filme.


Este post vem a propósito do cancelamento da série Las Vegas . A greve acabou por atrasar séries este ano, outras como por exemplo 24, nem sequer estreou. A maioria acabou por ser afectada e fez seasons mais pequenas como por exemplo Heroes , que foi meia season na realidade. Ora Las Vegas , no seu quinto ano, e um quinto ano problemático com a saída de duas personagens centrais Ed Deline James Caan ) e Mary Nikki Cox ), embora conte com a grande adição de Tom Selleck como novo dono do Montecito , acabou de ser cancelada no seu 17º episódio. A série deixa-nos assim sem conclusão (pois deixa um final em suspenso, para que haja uma continuação) e “penso eu de que” uma falta de respeito para quem seguia e deu tanto lucro à emissora ao longo das cinco épocas.


Outras séries ao longo dos tempos acabaram por me deixar desolado. Partindo das mais recentes para as mais antigas, vamos fazer aqui um ponto de situação:


What About Brian? – Produzida por J.J . Abrams , era uma série sobre um grupo de casais com um amigo “vela”: Brian . Brian era aquele tipo giro, atencioso, amigo dos seus amigos, mas que o amor não lhe bate à porta. Não era nada de especial portanto… Não podemos dizer que tenha acabado de uma maneira em que não suportemos saber o final. Em suma, a série não tinha uma sequência que tornasse impossível de seguir se perdêssemos um episódio. O último episódio foi em Março e nunca mais voltou. Tenho pena, pois já estava habituado a este grupo e as adições de Krista Allen e Thiffany Amber Thiessen , estavam a deixar a série cada vez mais interessante.


The Nine – Transmitida pela ABC , foi cancelada ao final de 9 episódios, mais uma vez deixando-nos de mãos a abanar. A série que versava sobre um assalto a um banco que durou 52 horas, estava a ser muito interessante. Havia muito que explorar sobre o que estava por trás desse assalto.


Journeyman - Embora Journeyman ainda estivesse muito no inicio a verdade é que, não chegou a desenvolver o suficiente para que fosse uma série imperdível. O tema era brilhante um pouco baseado em Regresso ao Futuro e em Quantum Leap . Mas 13 episódios que não tiveram um ritmo alucinante, acabaram por ditar um fim prematuro (?!?) a uma série que foi de férias no Natal para nunca mais voltar… ou talvez não. Não existe uma posição oficial da NBC sobre o status da série e existe uma petição para salvar Journeyman do limbo. Em Maio saberemos se realmente acabou ou não.


John Doe – É a primeira série desta escolha que teve uma season completa. Tal como outras que irei falar, deixa-nos num season final completamente aberto e preparado para uma segunda season . Embora a série não seja excepcional, e faça muito lembrar outra série que falaremos The Pretender), a verdade é que não se sabia que iria acabar. Mas acabou e quem seguia a série ficou por saber o que aconteceu, o que vai acontecer e a mais importante pergunta: afinal quem é John Doe?


InvasionEmbora não fosse uma série brilhante, acabei por achar o conceito e o enredo bastante atractivo. A maior vedeta desta série acabou por ser William Fichtner que hoje em dia vemos em Prison Break . Tal como John Doe, embora tivesse uma base de fãs regular, nunca atingiu o publica na sua globalidade. Talvez a história de extraterrestres invadindo a terra através de tempestades, assimilando os corpos dos humanos, não tenha atraído um publico que sustentou quase 10 anos de X-files . Mais uma vez deixou uma segunda época em aberto, sem hipóteses de continuar.


The 4400Antes de Heroes , existiu uma produção menor chamada The 4400. A série tinha uma premissa bastante simples: 4400 pessoas desaparecidas ao longo de mais de 100 anos, reaparecem através de uma enorme “bola azul” no meio de um lago. A maioria retorna com super-poderes . Durante quatro épocas houve momentos brandos e momentos muito tensos. Creio que 4400 foi das séries que com menos recursos melhor se portou ao longo das 4 temporadas que permaneceu viva. Deixou mais um cliffhanger ” (é assim que se chama à season finale que nunca será concluída). Damn you USA network que a transmitia).


AliasVou ser franco! Mesmo considerando esta série uma banhada, eu continuei a vê-la. A verdadeira razão era Jennifer Garner . Ah Deus… que paixão típica de um adolescente. Como é óbvio acabei por crescer essa fase de paixão e acabei por me apaixonar pela série. O enredo de agências secretas passou a dar lugar a uma espécie de Código de Da Vinci e isso tornou-a muito interessante. Tivemos “Alias” durante 5 épocas, ou melhor… quatro épocas e meia. A última acabou por ser fechada à pressão com um final pouco, mas muito pouco atractivo. Diziam as más-línguas que Jennifer Garner iria sair, devido à gravidez e vontade de novos desafios. Com esse efeito contratou-se Rachel Nichols para a substituir eventualmente, mas os primeiros episódios da quinta série, acabaram por ter tal más audiências que ditaram o fim prematuro, uma vez que estava em planos uma sexta série. Esta ao contrário das outras, teve final, mas muito, muito mal feito.


Firefly – Este deve ter sido o maior erro de cancelamento que a FOX cometeu. Firefly obteve um estatuto de culto e foi cancelada após 12 episódios. O criador, Joss Whedon , que já tinha tido o maior dos sucessos com Buffy a caçadora de vampiros, não se deixou abater e anos mais tarde, acaba por fazer estrear nas salas de cinema: Serenity . O filme que veio colmatar o cliffhanger ”, deixado pela série, foi até considerado um dos melhores filmes de ficção científica, alguma vez criados. Assim devia suceder com todas as séries que deixam cliffhanger ’s… nem que seja um telefilme.


The PretenderA série que nos deu a conhecer as pernas (que um dia foram duplas de Julia Roberts em Pretty Woman ) de Andrea Parker , teve quatro temporadas e dois telefilmes. Embora e após o final das séries tenham feito os telefilmes, nunca se soube a verdade por detrás de toda a trama. Li algures, que os produtores ainda querem dar um final à história, mas a informação é escassa… A vida de Jarod permanece um mistério.


Twin PeaksEm ultimo lugar deixo-nos a pérola maior de todas. Twin Peaks , um fenómeno de culto de David Lynch teve duas temporadas. Se a primeira era um mistério, a segunda optou por entrar nos meandros da mente desenfreada de Lynch e foi cancelada quase no final. Com a opção de deixar um final em aberto ou acabar completamente de vez com a série, Lynch no seu estilo muito próprio, mostrou-nos o reflexo de Laura Palmer numa caneca, como ultima imagem da série. Mais tarde existiu um filme que eu ainda não vi, mas creio ter deixado a série em aberto na mesma.


Resumindo e concluindo, Las Vegas devia ter a hipótese de ser concluída. A bem dos fãs que suportaram a série, tal como todas estas descritas (as que não foram) deviam tê-lo sido. E vocês? Que séries acabaram que vocês gostariam de saber o final?



publicado por Ricardo Fernandes às 17:47 link do post
tags:
Antes de começar "The Nine" (que eu nunca vi) foi cancelada no nono episódio? Epá isso é lindo se pensarmos bem está de acordo com o título :P

Agora sobre as séries que mencionas e eu via:

Fiquei algures na segunda season do 4400 mas é uma série que gostaria de ver o final sem dúvida.

Firefly concordo contigo era lindo, e para mim muito melhor que a buffy que durou tanto tempo enquanto esta teve só 12 episódios. Ao menos fizeram o filme (que é um grande filme) podia ser pior.

Quando o pretender surgiu adorava aquilo depois desapareceu. Quando voltaram a dar uns episódios das últimas seasons achei aquilo bastante fraco.

Twin Peaks vi tudo até à conclusão do homicídio da Laura Palmer, o resto dos episódios ainda não.


Agora outras séries que não mencionaste

Começo pelos X-files, nunca vi o final e ainda hoje gostava de saber como aquilo acaba. Vamos ter um filme este ano, vamos ver o que sai dali.

Carnivale: Adoro esta série felizmente concluíram o capítulo 1, mas adorava ter visto os dois capítulos que nunca chegaram a fazer devido ao cancelamento da série.

Arrested development: talvez a minha série de comédia favorita, gostava que não tivesse sido cancelada apenas para ter mais episódios para ver, porque até teve um final.

Off center: não percebi porque foi cancelada, achava que tinha tudo para ter sucesso na TV americana. Mais uma que apenas gostava de ter por mais episódios não é uma série que necessite de um final.

Abraço
Loot a 28 de Fevereiro de 2008 às 20:58
Bom post Ricardo.

What About Brian, ainda estou pela primeira temporada. Até tenho medo de começar a segunda por ter ficado a meio.

The Pretender é uma das minhas all time favorites. Tenho as séries, os dvds dos filmes comprados em Gilbraltar... enfim, tudo. Havia o projecto de fazer um terceiro filme, que ditaria o final de tudo, mas na altura em que o quiseram fazer, não tiveram financiamento nem o apoio da estação televisiva que passava a série, pelo que cancelaram/adiaram tudo. E agora o problema é que daqui a uns anos, já estará tudo muito velho para entrar nos papéis. Não tou a ver a Miss Parker com 50 ou 60 anos, de mini-saia, ou o Sidney agarrado a uma bengala. Quer dizer... por mim, tudo valia ;D

Um abraço!
Knoxville a 28 de Fevereiro de 2008 às 21:05
O Michael T. Weiss ainda anda a ver se consegue fechar a série com o último filme. Penso que ele está em negociações! A ver vamos...
Dreamweaver a 29 de Fevereiro de 2008 às 10:02
Amigo... subscrevo tudo o que disseste, se bem que meteste praí séries que ainda não peguei para ver...

"The 4400" deixou-me mesmo triste. Gostava bastante da série... embora se notasse perfeitamente o "low budget" da mesma. A série era interessante e deixava-me curioso no final de cada episódio... foi lamentável o cancelamento... NO MÍNIMO!

Firefly... ahhh o Firefly!!! O mestre Whedon... é um SENHOR! Acredita que se o cancelamento desta não foi o maior erro de sempre da FOX não esteve muito longe disso... ainda hoje em dia se vêem sites dedicados à série com nomes como "browncoats" etc...

Segundo o que sei, nem teve muito a ver com audiências o cancelamento de Firefly... acho que foi mesmo exigências ao Joss Whedon do estilo "queremos isto... queremos aquilo" por parte da FOX. Então o Whedon como grande senhor que é, mandou-os dar uma curva... já o mesmo se passou com o suposto filme que ia ser feito sobre a Wonder Woman. Exigem... mas eu não vou em exigências... pronto... não faço nada! É assim mesmo... Grande Joss! *Respect*

Invasion, gostei bastante por acaso... e o final... aquele final do polícia a levar a moça grávida (já não me recordo do nome da personagem) para a água... carago, dava para fazer história dali...

Bem, enfim... outras séries que até estavam a ser interessantes e que me lembre que foram abruptamente canceladas foram Tru Calling, Day Break, Bionic Woman, Traveler, Blade The Series...

Os americanos são uma casa arder... querem, podem e mandam... depois um gajo que se aguente à bronca...

Há por aí tantas séries autênticamente a arrastar-se (Nip/Tuck e Smallville são um exemplo) e que podiam terminar - mas com final digno claro, ao passo que outras que até tinham potencial e acabam assim... bastards!

Grande abraço!
Hélio Martins a 28 de Fevereiro de 2008 às 23:36
Loot: Não falei nos X-files, porque eu nunca fui fã. Para além do mais, com o filme não se sabe se irá haver uma conclusão ou não. As outras não vi... embora tenha de dar uma chance a Carnivale (by the way... sem contar com os classicos "seinfeld, allo allo, benny hill", a melhor série de comédia é Two Guys a Girl and a Pizza Place).

Knox: Vê a série. A primeira temporada só tem 6 episódios e o melhor está na segunda temporada, embora incompleta.

Mauro: Já tinha lido algures, a carreira do Jarod, já teve melhores dias, portanto é natural que ele queira fazer o filme!

Hélio: Caro amigo, como sempre a voz da sabedoria em séries! O Day Break existiu para colmatar as férias de Lost, senão me engano. Teve final e teve a intenção de ser curta. Não foi? Anyway... tenho lido rumores sobre uma segunda temporada de Firefly, depois de todos estes anos. Não sei pormenores. Nada mesmo, mas para já parece-me impossivel pois a Summer Glau está na Sarah Connor Cronicles e a ter sucesso! Abraços a todos!
Ricardo Fernandes a 29 de Fevereiro de 2008 às 11:15
Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
22
23
24
25
26
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO