07 de Novembro de 2007



Já pensavam que me tinha esquecido desta rubrica não? Pois esteve enterrada nos meandros da minha mente durante muito tempo. Para recomeçar, nada melhor que não um mito do terror (agora vejo o erro de ter uma rubrica com um nome tão castrante, mas não há que chorar por leite derramado),mas sim uma das personagens mais assustadoras e ao mesmo tempo deliciosamente nobres do cinema: Dr. Hannibal Lecter.

 

Durante a minha pesquisa, descobri que em 1985, existe um filme chamado Manhunt. Esse filme, escrito e realizado por Michael Mann, é directamente baseado no livro “Red Dragon”, que mais tarde viria a dar origem ao terceiro filme da “saga” de Lecter (ainda que cronologicamente o segundo da saga, contando com Hannibal Rising). Descobri também várias curiosidades. Infelizmente nunca li os livros (não me deu para aí) e pude constatar que os livros e os filmes são bastante diferentes, principalmente o “Hannibal”, sendo o final do livro, completamente diferente do filme (mas assustadoramente diferente… O livro é muito mais interessante e torna a personagem de Clarisse… muito mais… “apetitosa”). Fiquei a saber também que “Hannibal Rising” em guião, surgiu primeiro que o livro e foi produzido (segundo Thomas Harris, o autor), completamente contra vontade. Dino de Laurentis que detinha os direitos da personagem, desde Manhunt, contactou Harris que queria fazer um filme sobre a juventude de Lecter e informou-o que caso não aceita-se fazer este guião, daria esse direito a alguém. Harris na verdade não tinha, nem queria fazer este filme.

 

De qualquer forma e como foi uma desilusão para mim, creio que Lecter deve ser dissecado em adulto, onde é muito mais interessante. Onde sei que vou passar muito tempo a pensar em como vou escrever este texto… mas aqui vai!

 

Psiquiatra, como nos é introduzido em Red Dragon, Hannibal Lecter surge-nos como um brilhante psiquiatra que no seu cárcere, escreve inúmeros artigos, para jornais da sua especialidade sendo inclusivamente reconhecidos embora ele esteja preso e considerado um canibal psicótico. Lecter, é também cirurgião e psicólogo forense, ou pelo menos é assim que nos é apresentado em 2 livros, uma vez que tanto Will Graham (que o prende) e mais Clarice Starling tentam usa-lo para fazerem “profiles” a assassinos.

Quando penso em Hannibal, as palavras requinte, charme, elegância, sabedoria vêm-me à cabeça. Conforme nos é apresentado em “Hannibal”, Lecter é também um “chef gourmet”, sempre com requintado gosto pela cultura e arte (ou não come um dos membros de uma orquestra, porque estava a desafinar). Pois é verdade, ainda não havia referido: Hannibal é um canibal. Ele come carne humana. Sabemos agora através de Hannibal Rising que se deve a um trauma de criança (também o saberíamos se tivéssemos lido, Hannibal e não visto o filme).

 

De tudo o que possa escrever, nada nunca será melhor que ver a interpretação de Sir Anthony Hopkins. É por ele que Hannibal é sobejamente conhecido e é devido à sua magnifica interpretação que o conseguimos ver como um misto de sabedoria e charme contra um psicopata canibal. Afinal de contas até ganhou um Óscar.

 

Não sendo um texto, sublime, pois há realmente imagens que valem mil palavras, creio que para se sentir Hannibal, tem de ser Hannibal através de Hopkins. De qualquer forma e para continuar a rubrica… quem é o próximo mito? Quem querem que seja?

 

P.S. Lecter ou Lektor como aparece no filme foi interpretado por Brian Cox e Will Graham por William Petersen, o Gil Grissom de CSI, em Manhunt!

publicado por Ricardo Fernandes às 11:00 link do post
Só não vi o "hannibal rising", e nãoa chei muita piada ao "hannibal". O melhor filme é o Silêncio dos Inocentes e Hannibal será sempre uma grande personagem do cinema, um dos grandes vilões adoro quando ele diz que detesta pessoas mal-educadas.

Próximo mito de terror? humm que tal o Drácula?
_loot_ a 7 de Novembro de 2007 às 17:49
Gary Oldman ou Bella Lugosi?
Nunca vi os de Bella Lugosi, mas ele veio primeiro por isso e até por respeito talvez ele.

Mas Gary Oldman é um actor genial e o seu Drácula é maravilhoso.
_loot_ a 7 de Novembro de 2007 às 18:25
Também ficaria mais inclinado para aí! Oldman Rulla!
Não há próximo ou outro! É impossivel... Impensável!
Seria como decidir qual o próximo Eduardo Mãos de Tesoura...ou o próximo Freddy... ou o próximo Mickey! Não dá....
Filipa a 7 de Novembro de 2007 às 23:30
Eu acho que isto de ler posts na diagonal dá mau resultado. Não sei! Digo eu!
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
20
21
23
24
25
27
28
29
30
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO