04 de Abril de 2007

5. Escape From New York

 

Quase de certeza absoluta que o Metal Gear Solid, foi baseado neste filme. Pelo menos a personagem principal. Ora vejamos chama-se Snake são agentes e são zarolhos e adeptos do estilo: Camões.

Mas estilos aparte, como é normal nos filmes que se passam no futuro, acontece muitas vezes chegarmos a esse ano e estar tudo na mesma, ou não existir o mundo apocalíptico existente no filme. Com Escape From New York, é mesmo assim. O filme é de 1981 e o “tempo cinematográfico” é 1998. Nova York é agora uma prisão de alta segurança. A taxa de crime ronda os 400%, é um mundo um tanto ou quanto violento. O herói tem estilo, ou não marque a carreira de Kurt Russell. É um daqueles filmes, onde tudo o que é “quote”, é lendária e fonte de inspiração para todos os filmes à parte.

 

“A um antigo agente, herói de guerra, agora preso por assalto, é-lhe oferecida a liberdade se ele invadir a prisão de alta segurança de Nova York, para salvar o Presidente dos EUA, que a caminho de uma conferência, é raptado.”

 

Quote:

 

Bob Hauk: You going to kill me, Snake?
Snake Plissken: Not now, I'm too tired.
[pause]
Snake Plissken: Maybe later.

 

In Escape from New York (1981)

 


 

4.The Thing

 

É raro e estranho vermos um filme só com homens. Era uma fase inclusivamente que existia um forcing brutal nas indústrias do cinema norte-americano, onde explorar o corpo da mulher em qualquer filme era mandatário. Como sempre Carpenter está-se completamente a borrifar e faz um dos seus filmes mais cotados de sempre. No IMDB tem uma classificação de 8.0, o que é notável. Completamente claustrofóbico e com efeitos especiais excepcionais (estamos a falar de 1982), o filme passa-se na antartica e realmente é bom, tem um argumento excelente, realização divinal e como é obvio tem um Kurt Russell completamente em alta. A tagline do filme é excepcional e é talvez o espelho deste “The Thing”:  Man is The Warmest Place to Hide.

 

“Uma expedição americana nos desertos gelados da antárctica é interrompida por um grupo de noruegueses, supostamente loucos, na tentativa de matarem um cão. O helicóptero que fazia esta perseguição despenha-se e leva à equipa da investigação Norte-Americana, a descobrirem mais sobre estes noruegueses. No entanto durante a noite o cão transforma-se numa “coisa” bizarra e ataca tudo e todos. Depressa descobrem que uma forma de vida extraterrestre que copia as formas de vida que entra em contacto a um ritmo extremamente acelerado. Sozinhos no meio do nada é entre eles e a “Coisa”!”

 

Quote:

 

MacReady: Somebody in this camp ain't what he appears to be. Right now that may be one or two of us. By spring, it could be all of us.
Childs: So, how do we know who's human? If I was an imitation, a perfect imitation, how would you know it was really me?

 

In The Thing (1982)

 


 

3. Prince Of Darkness

 

É um filme peculiar e de certa forma religioso. Para mim, será sempre o meu código de Da Vinci, o maior segredo guardado e mantido em silêncio pela Igreja. O Príncipe das Trevas existe e está entre nós. Escondido mas está… Todos os elementos que fazem um bom filme estão lá, e se vocês não viram o filme, aconselho seriamente a que desloquem-se do sofá e vão directamente ao próximo videoclube alugar este filme. É de facto um dos melhores filmes que vi até hoje, completamente sobrevalorizado. Conta com presenças grandes como Donald Pleasence ou alguns dos elementos de Big Trouble in Little China

 

“Um padre morre deixando para trás uma chave e um diário. Outro padre, que fica com os seus espólios, ao ler o diário vai visitar uma velha capela em Los Angeles de onde pertence a chave. Descobre na cave um contentor cilíndrico milenar com um líquido verde e viscoso, totalmente selado. Depressa contrata uma equipa de cientistas, para descobrir o que é o liquido. O líquido é a essência de Satanás e iniciara o fim dos tempos.”

 

Quote:

 

Father Loomis: Where are you...? Christ?

 

In Prince of Darkness (1987)

 


 

2. Big Trouble In Little China

 

É um dos mais fantásticos filmes que vi até hoje! Traduzido em português por Jack Burton nas Garras do Mandarim, eu aluguei este filme, vezes sem conta até ele passar na rtp1. Tenho ainda hoje essa gravação em K7 de vídeo com uma capa que a TvGuia fornecia nos anos 80. Com Kurt Russell (novamente) e com a fenomenal Kim Catrall, é um filme de aventura, fantasia, acção e suspense, cujo compasso parece estar sempre a um ritmo frenético. Um “must” na colecção de DVD’s de cada um.

 

“Tudo começa com um simples jogo de garrafas em Chinatown. Jack Burton, um típico camionista, ganha uma aposta de muito dinheiro ao seu melhor amigo asiático. De forma a garantir que este lhe paga, dá-lhe boleia ao aeroporto para ir buscar a a noiva deste. Quando esta é raptada e o seu camião é roubado, Jack vê-se envolvido numa luta milenar entre Wang o seu amigo chinês, e uma criatura imortal chamada Lo Pang que só poderá ser humano de novo se, conseguir casar com uma jovem asiática de olhos verdes (noiva de Wang).”

 

Quote:

 

Jack Burton: Everybody relax, I'm here.

 

In Big Trouble in Little China (1986).


 

1.  Halloween

 

Já estavam à espera, mas não há qualquer problema. O melhor filme de Carpenter é sem dúvida o Halloween. Ele marca o inicio de tudo o que é filme de terror dos EUA. Quando se pergunta a Wes Craven, em que filmes se baseou para fazer Nightmare on Elm Streett, o que é que ele responde em primeiro? Pois é, Halloween. E com Sexta Feira 13? Pois é, Halloween.

 

O filme é o início de tudo o que é belo nos filmes de terror. Simplista, sem grandes ou praticamente nenhuns efeitos especiais, acaba por cativar o espectador através da trama. Quem é Michael Myers, porque raio é que não fala? De onde veio? Mas o médico chama-lhe de mal personificado? Porque persegue Laurie Strode? O filme é de facto fora de série. Nº 1 em todas as minhas listas de filmes.

 

“Em 1963, numa noite fria de Halloween, em Haddonfield, Illinois, Michael Myers de 6 anos, assassina a sua irmã. 15 Anos após, em 1978, Michael que não dissera uma palavra desde que foi internado, foge e volta para Halloween. É noite de Halloween, e Michael vem acabar o que começou há 15 anos para trás.”

 

Quote:

 

Dr. Sam Loomis: [after Michael escapes from the mental institution] He's gone from here! The evil is gone!

 

In Halloween (1978).



10 a 6 aqui.
publicado por Ricardo Fernandes às 12:57 link do post
tags:
O They Live está na Fnac por 14€. Mas o unico pelo qual o poderia trocar é mesmo o escape from new york. E gosto mais desse! :P
Ricardo Fernandes a 10 de Abril de 2007 às 14:33
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
blogs SAPO