10 de Novembro de 2006

Ontem estreou um filme que há muito esperava para ver: Perfume – A História de um assassino.

Perfume é uma adaptação do livro com o mesmo nome de Patrick Suskind, talvez a grande obra prima na obra deste alemão, que a mim me deleitou e fascinou quando tinha os meus 20 anos. Tão bem descrita que o nascimento da personagem principal causou-me náuseas de tal forma que ainda hoje me incomodam (há que salutar o tradutor).

Foi uma prenda de uma amiga que me incentivava a ler e que me disse, que eu acima de todos os que conhece seria talvez a pessoa que mais vibraria com o livro. Li-o de uma assentada e até hoje não li nada igual ou melhor.

Na maioria da minha vida, sempre fui uma pessoa muito ligada aos sentidos e nada prático. As emoções fluíam em mim como as palavras que hoje solto (penso eu…) ecoam racionalmente na cabeça de outros.

Infelizmente esse tempo de emoções acabou e tal como qualquer jovem que chega à fase adulta, tendi para uma racionalização do pensamento e tornei-me muito prático. Com escolhas por vezes demasiadamente racionais. É talvez por isso que os meus filmes favoritos sejam os de fantasia.

Perfume conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um francês que nasce sem odor no corpo. Por esse motivo cedo desenvolve um olfacto maior que todos os outros e torna-se ajudante de um “alquimista de perfumes” e o seu caminho descamba para um lado negro quando procura aquele odor supremo.

Dirigido por Tom Tykwer e com grandes presenças Alan Rickman (Snape de Harry Potter) e Dustin Hoffman ( não precisa de apresentações mas vá… Rainman com Tom Cruise), é um filme para ser visto de mente aberta e com as narinas bem sensíveis.

O livro é totalmente odorífico pelo que, creio eu, teremos de entrar no cinema de mente aberta e susceptível ao odor que nos será transmitido. Entrem neste mundo de cheiros e odores sem receios, porque se o filme for 1/5 do livro… já será magnífico!


publicado por Ricardo Fernandes às 13:11 link do post
Parabéns pelo BLOG!! Também eu retiro as mesmas sensações da leitura do Perfume... Li-o sem parar, entre viagens de metro, tempos perdidos e outros reservados à leitura. Cheguei a trabalhar o livro, e os crimes nele inscritos na Cadeira de Direito Penal II, na FDL.
Já lá vão alguns anos... e não esqueço os cheiros que o livro me transmitiu... em busca do Perfume perfeito!
Adorei e não vou perder de certeza o filme.
Cumprimentos!!
Surionita a 11 de Novembro de 2006 às 13:50
Muito obrigado! E parabéns pelo Gonçalo!
Ricardo Fernandes a 11 de Novembro de 2006 às 20:11
Antes demais devo dizer que DUVIDO que o filme seja 1/5 do livro. Ler é tão pessoal e tão mais impressionante, diria até impressionável, que o efeito visualizador das palavras, num écran gigante dificilmente será reproduzido. Não estando em causa a qualidade dos actores, a realização do filme, e sobretudo a fotografia do mesmo, a experiência de ver um filme após a leitura do livro que lhe deu origem raramente é bem sucedida. O meu conselho: LEIAM O LIVRO, LEIAM O LIVRO.... 1X, 2 XX até ao limte dos cheiros que conseguirem assimilar e depois talvez consigam ir ver o filme. Dificilmente irei, não quero perder os odores q o livro me deixou, as imagens que criei, sobretudo não quero perder o meu filme do livro... bem, acho que me entendes.... Fica bem, eu35.
eu34 a 12 de Novembro de 2006 às 21:49
Entendo na perfeição! Até concordo em certo ponto. Tenho, no entanto, sempre presente que um filme de um livro não é mais que uma interpretação como as milhares que fazemos diferentes de um mesmo poema. Não deixam todas de estar certas...
Ricardo Fernandes a 13 de Novembro de 2006 às 11:18
Novembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
15
16
17
19
20
21
24
25
26
29
30
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO