07 de Junho de 2006

Prefácio: 06/06/06 é a data. Sala de terror dos Cinemas Beloura. Sala cheia, casais.
 
Só por ser dia 6 de Junho de 2006, a carga emocional já vai no auge. Neste dia, e a ver um filme sobre o Diabo… ? Pior ainda. Por muito que não tenhamos religião, o certo é que somos educados num país católico. Isso reverte-se nos nossos pensamentos e acções do dia a dia.
 
O filme que fui ver é um remake do original de 1976, dirigido por Richard Donner (director entre outros de Superman e Arma Mortífera), com um relativo sucesso na altura. Relativo o suficiente para existirem mais 3 da saga e agora um remake. Devo dizer que foi uma jogada publicitária, excepcional. Uma estreia anormal a uma terça-feira no “dia do Diabo”. Eu não teria pensado melhor. O trailer é assustador o suficiente para interessar e devo dizer que o miúdo tá fenomenal, a sua expressão não tem preço…
 
O filme tem o seu inicio em Roma com o nascimento do filho de Robert Thorn (Liev Schreiber) o assistente de um embaixador norte-americano. Ao chegar ao Hospital, este descobre que o seu filho nasceu morto e que a sua mulher Katherine (Julia Stiles) não vai poder ter mais filhos. O padre regente da maternidade oferece-lhe a solução. No dia 06-06-06 às 06h-06m-06sg, a mesma hora e dia da morte do filho, nasce uma criança cuja mãe morre no parto. É-lhe oferecida a troca, ninguém tem de saber. Os dados estão lançados. O filho, Damien (Seamus Davey-Fitzpatrick), é na realidade o filho do Diabo, o anti-cristo e chega à terra para provocar a destruição da Humanidade.
 
Embora este filme nada acrescente ao original, o certo é que tem pormenores interessantes. É talvez o filme, onde mais notei a presença dos efeitos sonoros: desde a chuva a bater nos telhados, desde o barulho dos pássaros, até ao “puxar” (“bafo”) de um cigarro. Por outro lado é bastante morto visualmente, exceptuando os sonhos de Katherine onde especificamente num aparece com um roupão vermelho numa casa de banho branca.
Liev Schreiber é o actor principal e está presente em practicamente todo o filme. Creio que não tem perfil para esta personagem, uma vez que a sua expressão está inalterada desde que começa o filme até que acaba. Precisava-se de outro tipo de actor, mais uma vez creio que Clive Owen seria perfeito, mas este papel teria de ser para um americano. Julia Stiles, não foi a primeira escolha para o papel de Katherine. Esse papel foi inicialmente para Rachel Weiz que declinou o convite por estar grávida. Depois dela tentou-se Laura Linney, Hope Davis e Alicia Witt, até Mia Farrow (que também entra no filme) recomendar a Julia Stiles. Embora eu não ache que esteja mal no papel, o certo é que não há química entre o casal, e não há a energia que Lee Remick teve no primeiro filme. Mia Farrow, essa veterena excepcional, encarna na totalidade a sua personagem, tem a mesma figura, olhar e o modo de falar de um Adorador do Diabo. Ela é a ama de Damien. Por último, creio que Seamus Dayey Fitzpatrick faz um papel realmente assustador e espero o melhor deste miúdo.
 
Fica-me na retina, as imagens assustadores (poucas), o som é realmente muito bom. As cenas de morte estão melhores que as originais, mas de resto é um pouco aborrecido… Como já disse falta-lhe a energia e suspense do original. Ahhh, vai-me ficar sempre o marketing feito para este filme….
 


Vale a pena ver com a namorada… Cuidado com o braço!
publicado por Ricardo Fernandes às 18:35 link do post
tags: ,

gostei do som e do vermelho!!! Ainda hj revejo o filme mentalmente quando aparece alguma coisa vermelha à mha frente!!! brrrrrrrrrr medooooooooooooooo
Filipa a 8 de Junho de 2006 às 10:09
Junho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO