23 de Maio de 2006

Já li o livro e embora não tenha achado excepcional, devo dizer que de certo modo me fascinou. Como sou licenciado em História e tenho um "carinho" especial por História do Cristianismo, toda esta temática fascinava-me à partida. O livro está muito bem escrito e só fiquei decepcionado com o final galopante, onde tudo acontece de uma forma muito rápida.

Fiquei bastante apreensivo ao ir ver este filme. Já ia mentalizado por tudo o que foi escrito na comunicação social e por essa internet fora... Eu ia mentalizado para o flop que seria este filme. Felizmente enganei-me. O filme de Ron Howard (EdTV, Cinderela Man, A Beautifull Mind) é bastante fiel ao livro, e está muito bem conseguido em todos os seus aspectos. Nas personagens, no ambiente envolvente, no suspense e até mesmo no seu argumento. Devo confessar que nunca me deu vontade rir de algum aspecto "mal conseguido", porque acho, precisamente, que esteve tudo bem.
O filme tem 6 grandes actores: Tom Hanks (deste, o primeiro filme que me vem à cabeça é o BIG!) como Robert Langdon; Audrey Tautou (Amelie) é Sophie Neveu; Ian McKellen (X-Men) encarna Sir Leigh Teabing; Jean Reno é o Captain Fache; Paul Bettany (A Beautifull Mind) protagoniza Silas; Alfred Molina (Frida) faz de Aringarosa. Todos estão excepcionais nos seus papéis. Achei que Tom Hanks estava um pouco morto na primeira parte do filme, mas à medida que os acontecimentos iam sucedendo um atrás do outro, o seu papel cresceu e a sua actuação também... Do resto nada tenho a dizer. São actores excepcionais! Audrey Tautou está ao seu melhor nível.
A temática, para quem nunca ouviu falar neste filme/livro, versa sobre a demanda eterna do Santo Graal. Reza a lenda ou pelo menos é isso que vem sendo contado ao longo dos anos, que o Santo Graal é o copo de carpinteiro, onde Jesus bebeu na última ceia. O vinho do mesmo ficou imortalizado com as palavras: "Este é o meu sangue, tomai e bebei". Vários foram os filmes, que já versaram sobre este tema, sendo que o que mais me divertiu e é hoje um marco no cinema de entretenimento é "Indiana Jones e a Grande Cruzada". O filme dá-nos uma outra perspectiva do que pode ser a  história, e anda muito sintonizado com um filme, onde António Banderas é um padre que vai estudar a hitpotese de um cadáver descoberto em Jerusalém ser o corpo de Jesus Cristo. Chama-se "O corpo"e aconselho aluguer antes deste, o argumento (e pouco mais) vale a pena.


 

publicado por Ricardo Fernandes às 18:04 link do post
tags: ,
Gostei muito do que escreveste, até porque achei uma verdadeira hipocrisia matarem este filme à nascença, ou até talvez antes! Sim, até tenho a mania da conspiração, mas também tenho (e bem apurada) uma visão crítica e o direito à indignação! Tudo bem que não se trata de uma obra-prima, mas nunca ninguém disse que o seria! Qualquer assunto que abale a Santa Madre Igreja é imediatamente censurada e ridicularizado... Resta ver o que aconteceu com "Paixão de Cristo" (que é um filme BRILHATE!) e também com "A última tentação de Cristo" (talvez ainda MAIS BRILHATE)!
Posto isto, acho pertinente o que o livro e o filme me fizeram pensar: Porque é que a Igreja tem tanto medo do feminino?
Filipa a 24 de Maio de 2006 às 11:24
claro que ali quero dizer censurado e 2x brilhante (e não censurada e brilhate)
Filipa a 24 de Maio de 2006 às 11:27
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
23 comentários
22 comentários
20 comentários
20 comentários
20 comentários
19 comentários
17 comentários
16 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
2016...Para Luz eu te ordeno!..Para luz eu te Orde...
De mora muito parece que n gosta de ganhar dinheir...
Postagem de 2006 comentários 2012 e ja no final de...
To esperando até hoje!! kkk..
cara o jason é o maior maniaco dos filmes o filme ...
Eu me apaixonei com ele
2014 E NADA DE CONSTANTINE 2 ???????????
Gosto muito deste filme não só gosto...
Ele é um boneco muito ruin. Apesa tamb&eacu...
Deculpa mas é velho mesmo
blogs SAPO